22 junho 2010

Reflexão da 10ª Semana
10ª Semana de 14/06 - 18/06/2010

Esta foi uma semana bem especial, pois foi a semana de abertura do jogos oficiais do Brasil na Copa 2010. Todos ficaram muito eufóricos com isso.
As atividades dessa semana foram especificamente direcioneadas a esse assunto. Confesso que já estou um pouco cansada e muitas coisas deixei se perderem no decorrer dos dias, mas vou tentar fazer um apanhado geral do que se desenvolveu ao longo desses dias.
Na primeira atividade da semana, que foi a identificação dos países participantes da copa 2010, eles apresentaram um pouco de dificuldade com o manuseio dos Atlas, pois para muitos, o livro parecia um ser de outro mundo. Essa atividade foi de maior facilidade para os alunos mais jovens, embora demonstrassem estar realizando sem tanta espectativa quanto os alunos mais velhos. No final deu tudo certo e todos conseguiram desenvolver a atividade de forma bem satisfatória. Escolheram os países e confeccionaram suas bandeiras, bem como fizeram a pesquisas dos idiomas falados neles. A professora de espanhol , Daniele Picolli veio até a nossa sala de aula para conversar um pouco com eles e falar sobre a origem da língua falada nos países de origem espanhola, ou seja, que falam o conhecido castelhano. Eles gostaram muito! Essa experiência já tinham experimentado no ano anterior quando participaram da Feira Latina da escola, mas agora foi mais gostoso, conforme a fala do Vilmar.
Na segunda aula da semana, trabalhamos o uso de alcool e fumo e os amlefícios que estes causam a saúde, principalmente de esportistas. Foi levantado por eles a propaganda que está passando na televisão do Romário falando que ele que entende de cerveja, pois na copa anterior fugia para beber. Foi colocado por eles da má influência que esse tipo de depoimento pode trazer de influência para a vida de pessoas que o acham e o tratam coo um ídolo. foram várias as falas nesse sentido. A tia Maria trouxre o exemplo de um sobrinho seu que deixou de ser jogador do Grêmio, pois aos dezesseis anos treinava na escolainha desse time e por ter começado a fumar maconha e experimentar o álcool, perdeu aoportunidade de ser hoje um grande jogador de futebol. Contou que ele treinava junto com o Renato Poralupi e até hoje é uma pessoa frustrada por ter colocado toda a sua vida no lixo. Infelizmente, isso serviu para que ele continuasse a beber e se lamentar eternamente. Os alunos mais jovens parecem que não levam tão a sério esse tipo de assunto, pois um dos meninos, o Keuller, fica o tempo todo dando risadinha se debochando, mas no decorrer do tempo a maioria da aula foi mais produtiva do que extressante. Pesquisamos em revistas mais coisas sobre o assunto. Também foi estendido o assunto para o caso do trinador da argentina, que é visiado em cocaína , mas aparentemente, está limpo por algum tempo, mas isso não faz com que deixe de ser insuportável, como disse o seu Cristovão.
Usamos também o que tínhamos de material para trabalharmos a questão da alimentação que os atletas usam para terem um melhor desempenho durante as competições. Nisso ficamos um bom tempo conversando. Foi lembrado um Globo reporter que passou outro dia sobre alimentação.
A pesquisa no AI, foi um tanto desestimulante, pois tinham poucos alunos na aula, pois este foi um dia de bastante chuva e tivemos pouquíssimos alunos em aula. No entanto pudemos ver algumas coisas referentes ao desemprego no país sede da Copa e também aqui no Brasil e principalmente em nossa região. Usamos os dados e realizamos problrmas matemáticos, onde eles próprios criram as situações e trocaram com os colegas para resolução.
A atividade de sexta- feira, foi juntamente com as totalidades 1 e 2.

Não sei se tenho tido uma experiência tão significativa quanto meus alunos, mas tenho percebido que tenho desenvolvido muitos conflitos ao realizar as leituras referentes a Educação de Jovens e adultos. quando leio Paulo Freire em sua experiência em São Tomé e Príncipe, penso se esta não é a mesma experiência que nós educadores estamos tendo aqui em nosso dia a dia. Isso é tão rico que me faz pensar e ter mudanças de pensamentos frequentemente em rrlação a a prendizagem .
Freire diz:
"Assumir a ingenuidade dos educandos demanda de nós a humildade necessária para assumir também a sua criticidade, superando, com ela, a nossa ingenuidade também."
Diante disso, faço mais fortes as minhas palavras anteriores, pois sou uma verdadeira ingeñua em relação ao que meus alunos tem de possibilidade e do que eles podem me proorcioanar de conhecimento, através das experiências que possuem e da sede de aprender que possuem.

2 comentários:

mauranunes.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Que ingenuidades ou conhecimentos prévios ou pre-conceitos tens que poderiam estar bloqueando o teu trabalho pedagógico com a consequente aprendizagem tua e deles? Quando Freire dizz que temos que assumir que temos pre-conceitos o que isso nos ajudará?
Um abraço
Bea