12 junho 2010


Reflexão da 9ª Semana

6ª Semana de 7/06 à 11/06/2010

É interessante como as coisas acontecem de acordo com a vontade dos alunos. Essa foi uma semana muito especial, pois o assunto trabalhado foi a Copa 2010, assunto que foi bem desenvolvido por nós. Conversamos muito sobre isso, de como a mulheres não se interessam por jogos de futebol, mas nesse acontecimento mundial, nem elas deixam de fazer sua torcida. O que será que faz com que esse sentimento de nacionalidade seja tão acentuado nesse período? Em nossa conversas também levantamos fatos que acontecem no intervalo de uma copa para outra que não nos motivam tanto. Nem as Olimpíadas mexem tanto conosco quanto o futebol. Porque será que fora desse período não temos tanto sentimento de amor pela Pátria? Bem pelo contrário, muitos até desejam não serem daqui, sentem vergonha. Mas no fundo concluímos que realmente o nosso país é o melhor lugar do mundo. Onde mais tem tanta diversidade como aqui? Fizemos uma pesquisa bem legal sobre o país sede e identificamos coisas absurdas que acontecem por lá e que aqui, não...Os alunos gostaram muito dessa situação de pesquisa, pois aprenderam a procurar na lpinternet, bem como em livros, obviamenta, com minha ajuda e com a ajuda da Sinara, professora titular da turma.

Tendo essa esperiência como uma das mais significantes nesse período de estágio, percebi aqui algo que li no texto de Dóris Fiss, onde faz a referência a seguir

a produção de novos conhecimentos que aumentem a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos com que trabalhamos. Por isso mesmo, o estudo da realidade vivida pelo grupo e de sua percepção dessa mesma realidade constituem o ponto de partida e a matéria-prima do processo educativo (OLIVEIRA & OLIVEIRA, 1984, p. 19).

Na aula em que fizemos o estudo do Hino Nacional e o cantamos, achei algo muito peculiar e pudemos perceber a importância que cada grupo da turma dá ao sentimento de patriotismo, digo isto porque a Tia Maria, o Vilmar, a Aurea, o seu Cristovão e os outros alunos mais velhos se emocionaram ao cantar, pois lembraram que quando eram crianças o hino era cantado todos os dias, e fizeram também referência ao período de dotadutra no país, onde o Hino significava o sentimento de liberdade e onde clamavam por isso. Isso foi percebido principalmente na Tia Maria, na Aurea e também no seu Cristovão. Já os alunos mais jovens que estão naturma nem estavam dando bola para essa parte da aula, até ouvirem a histórias contadas pelos mais velhos. A Tia Maria disse: " Se não fosse por nós que passamos a ditadura, vocês hoje não teriam toda essa liberdade que tem, vocês deveriam ter noção do que é o nosso hino. Fechem a boca e respeitem!"

Essa fala dela foi um balde de água fria nas piadinhas deles. Foi quando o Edson, uma espécie de lider deles se deu por conta da importância desse estudo para os mais velhos. Então começaram a fazer questionamentos sobre o período de opressão e logo se interessaram em estudar o Hino. Foi uma aula muito boa. Ficamos nisso até o horário do intervalo, aliás nem fizemos intervalo nesse dia.

No outro dia fomos ao Ambiente Informatizado fazer as pesquisa pertientes a participação do Brasil nas copas. Baseados nesse dados levantados, após o intervalo fomos para a sala de aula e elaboramos questões matemáticas que envolviam problemas, onde foram resolvidas as quatrop operações. Antes disso , inclusive de irmos ao AI, falamos da importância da pesquisa, do levantamento de dados e da história, principalment ao mais jovens. Nesse tipo de atividade, os mais velhos ficam meio de fora, pois acham muito difícil lusar o computador, então a grande mãozinha vem dos jovens. Essa turma se entende muito bem nessa questões que tratam das limitações de cada grupo.

Nessa parte de minha reflexão vou usar um outro trecho do mesmo texto citado acima, onde coloca o seguinte: " Fazendo coro a Freire, Ernani Maria Fiori, no Prefácio ao livro Pedagogia do Oprimido, ressalta a importância de o sujeito descobrir-se e conquistar-se como “sujeito de sua própria destinação histórica” (1993, p. 9), aprendendo a “escrever a sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é, biografar-se, existenciar-se, historicizar-se” (id. ibid., p. 10). Ele define a pedagogia pensada por Freire como um “método de conscientização”, ou seja, “um método pedagógico que procura dar ao homem a oportunidade de redescobrir-se através da retomada reflexiva do próprio processo em que vai ele se descobrindo, manifestando e configurando” (id. ibid., p. 15).

Na quinta -feira demos continuidade ao nosso processo de pesquisa, porém na biblioteca, sobre questões referentes ao país da Copa.

Na sexta-feira a atividade foi a programada até o horário de intervalo. Após foi um pouco alterada, em função da Feira das Ciências que acontecerá no próximo sábado, dia 19/06. Para essa Feira, os alunos do SEJA trabalharrão com os Jogos Lego, e nós das iniciais ficamos com os jogos das caixas verdes. Já fizeram alguns objetos das revistas dos jogos. ficaram muito legais. Foi impressionante o empenho deles em relação ao que foi proposto. Nesse dia estiveram poucos alunos na aula, acho que por causa do frio. Eu e a Professora titular trabalhamos juntas para a atividade.

Carrossel feito com o Lego:






Um comentário:

mauranunes.com disse...

Como é importante esse aprofundamento nas atividades, promovendo o envolvimento de todo grupo e interação entre os alunos, Ana! Bjs, Maura - tutora do SI