05 novembro 2006

ECS 6 WEBER II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA: ECS ATIVIDADE: 06
ALUNA: ANA CLÁUDIA DEL MONEGO
PÓLO ALVORADA

Poder x hierarquia( Max Weber)
Tendo a oportunidade de fazer a leitura desse pensador, me veio a cabeça alguns fatos que ocorreram em minha caminhada até agora, uma delas foi quando ao trabalhar na Emef. D. Pedro II, em Alvorada, tive alguns alunos que foram reprovados por não atingirem os objetivos propostos,daquela época(1990), foi então que durante o período de férias, a diretora me chamou em casa, pois uma das crianças não poderia ter sido reprovadaporque era filha da comadre da mesma; disse-lhje que não faria aquilo, pois estava totalmente fora de questão e que era anti-ético. Por conta dessa minha desobediência, ui colocada à disposição ao iniciar o ano letivo e ganhei uma suspensão de 15 dias no mês de março, acontece que só algum tempo depois descobri que não poderia ter sido suspensa, pois antes teria que passar por um Processo Administrativo. O segundo fato, também ocorreu na mesma escola, uma colega teve um aborto expontâneo, aos três meses de gestação, e a diretora, que era também sua comadre, não aceitou os atestados médicos da colega, alegando que os mesmos eram falsos, e deu-lhe quinze dias de faltas não justificadas.
Acho que aqui estão bem claros alguns exemplos de dominação tradicional, já que as direções de escola naquela época eram indicadas conforme ideologias políticas, e não pelo voto direto e democrático.

Ser/estar X papéis
Sempre me questiono qual é mesmo o meu papel como educadora dentro da sociedade. Por muitas vezes tive que fazer o papel de mãe, tia, professora, conselheira e psicóloga de meus alunos, pois alguns pais largam seus filhos na escola, como se a mesma fosse simplesmente um depósito de crianças, esquecendo-se de suas obrigações mais simples, como ensinar-lhes valores, educá-los, alimentá-los. Tudo isso com o largo apoio dos conselhos tutelares, que tem por função somente cobrar da escola os direitos dos alunos, nunca as obrigações dos pais, o que acontece está longe de fazer parte da dominação patriarcal, citada por Weber. Mas se os nossos papéis estão invertidos, cabe a nós fazer com que eles voltem aos seus lugares certos.

3 comentários:

Tatiana Richardt disse...

Oi, Ana Cláudia! A dominação de uns sujeitos sobre os outros se dá em todas as esferas da sociedade e vemos essas situações todo o tempo. Um abraço, Tatiana - Tutora.

MICHELINE CARLOS THOMAS disse...

Olá!
Sou Micheline do pólo de Tres Cachoeiras!
Achei muito importante o seu comentário sobre poder X hierarquia, é um absurdo ver as pessoas usando o poder de forma equívoca! Acredito que a hierarquia tem como objetivo organizar e não o livre arbítrio!
Um abraço!!!

Edilaine disse...

A familia esta se perdendo eis o motivo de toda a problematica nas escolas. Não somos só professores cade os pais de nossos alunos?