15 novembro 2006


CIVISMO
Para nós educadores, o que é Civismo? É simplesmente falar a nossos alunos sobre essas datas importantes, ou é passar a eles o espírito cívico e patriótico? Nossas datas comemorativas oficiais, são somente feriados para descansarmos. Será que assim conseguiremos construir o espírito crítico, democrático e a cidadania em nossas crianças? Será que "nós" educadores, sabemos realmente a importância da civilidade? Se, nós não soubermos o que é democracia, cidadania e patriotismo, o que iremos compartilhar com eles? Cabe a nós educadores, pararmos e pensarmos se realmente estamos cumprindo com nosso papel de desafiador, provocador, agente da formação e transformação.
É hora de reavaliarmos o nosso papel...

10 comentários:

Unknown disse...

Não sabemos não, pelo menos nem sempre. Não vou dizer aqui que sim por que é uma resposta linda. Desculpe-me por não ter comentado teu blóg antes, não é por que escreves sobre política e nem te acho feia ou qualquer outro motivo que tenhas sitado.É por que estava acostumada, estou, a comentar sempre os mesmos blógs já formamos "um grupinho". Errado, sei, mas inevitavelmente vamos nos acostumando com as coisas e de repente alguém entra em nossas vidas, deixando um comentário como o seu e nos impulciona a tomar atitude. Prometo comentar teu blóg daqui para frente, mas deves ir no meu e encontrar 2 postagens minhas sem comentário e deixar lá sua contribuição, já que sabes como estou me sentindo em olhá-los todos os dias e ver "comentários 0". Beijos!!!!!!!!!!!!

Elisabeth Fatima disse...

Olá Ana!
Não fique triste, pois também não recebo muitas visitas e acredito que o problema está na falta de tempo,mas sempre que tiver um tempinho passo por aqui.
beijos!!!

giselemariadasilvamartins disse...

Olá,KAKAmonego, como disse estou aqui visitando o teu bloguinguo, li com atenção, em relação e ele você está de parabéns, com questões muito bem elaboradas, acho que refletir sobre o mundo exige um olhar para o todo, não somente as partes,devemos olhar sim , para a política, a econônmia, as artes,a fome o todo. Em relações aos feriados sabemos e devemos repensar na questão histórica e se os temos foi por muita luta de alguns. Se uns não os valorizam nós os valorizamos e ensinamos aos nossos alunos o valor de cada um . Um abraço gisa.

Adriana Irigaray disse...

Oí Ana, bela reflexão sobre o civismo, mais uma vez precisamos rever nossos papéis, enquanto educadores. Bjs. Adriana

Paulo disse...

Olá Ana, tudo bem? Entrei no teu blog para conhecer teu trabalho. Parabéns. Percebi que és uma educadora e tanto.

Unknown disse...

Olá queridinha!
Não te preocupa que eu vou te mandar tudo explicadinho de como incrementar o teu blog, só me dá um tempinho que como tu sabes, estamos em campanha, e neste feriadinho aproveitei para namorar um pouquinho e dar um pulinho na praia com meu amor. Final de semana terei mais tempo e te mando tudo por e-mail. Beijoquinhas!!!

Izolete disse...

Oi Ana,Obrigada pela visita.Posso não ter comentado teus trabalhos, mas tenho lido tuas postagens e, além de simpatizar com as mesmas idéas,sobre políticas, as quais tu simpatizas,acho tuas postagens significativas, consistentes e nos ajundam a refletir profundamente a respeito do nosso papel enquanto educador e também a respeito de questões sociais que muito nos angustiam.
Beijos,até breve.

Rosana disse...

Ana também não recebo comentários, s´´o a Tati, o glauber e as tutoras, confesso, que também fico triste pois sempre que entro no meu blog, não tem nada.
Não desanime vou te visitar de vez enquando. Um grande abraço de Rosana.

Edilaine disse...

Quem pede ganha.Gostei que lembraste deste assunto. Não é apenas um feriado.

Beijos!!!

Jaquelini Schutz disse...

Colega gostei muito de tua colocação sobre civismo,também tenho as mesmas dúvidas que tu.
Com um país desses, acho que é meio difícil pensar em datas civistas.Sei que é errado, mas temos que rever nosso papel, novamente!!!!
Não visitei teu blog antes, principalmente por falta de tempo!!!
Com carinho de sua colega Jaque.