09 outubro 2006

Quem sou...

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO SUL
PEDAGOGIA SÉRIES INICIAIS - PÓLO ALVORADA
ALUNA:Ana Cláudia Del Monego
DISCIPLINA: ECS
Atividade 2
Acho que em minha apresentação no blog já dei uma pequena noção de quem eu sou, mas agora preciso fazer esse detalhamento para a atividade 02. Então vamos lá:
Eu sou Ana Cláudia Silveira Del Monego, venho de uma família de algumas professoras: minha mãe(36 anos de magistério, profª de séries iniciais e ciências), minhas tias Elaine e Eloiza, irmãs de minha mãe, formadas no magistério e história, a Sheila, minha prima(português), acho que assim pode-se ter uma idéia de porque escolhi essa profissão. No início minha mãe não queria, pois achava que era muito nova para decidir que carreira seguir, pois na épocaem que iniciei o magistério tinha 13 anos, e também por me achar meio sem paciência para nada. Meu pai não pensava assim, pois desde os oito anos já tinha responsabilidades de adulta, tais como cuidar de meu irmão menor, o André que é quatro anos mais novo, por tomar conta da casa, estudar, cozinhar...A partir dessa idade meus pais não puderam mais ter empregada para nos cuidar, pois precisavam pagar a faculdade de minha mãe. Hoje acho que valeu a pena o esforço , pois estamos, eu e meu irmão( que faz faculdade de matemática), com as vidas construídas e com nossas famílias devidamente estruturadas. Tive uma adolescência muito legal, tão legal que durou até os 28 anos, quando conheci o grande amor de minha vida, não que não tivesse encontrado outros antes, em oito meses estávamos casados e temos um filho maravilhoso, o João Guilherme, hoje com seis anos e freqüentando a primeira série, está alfabetizado desde os cinco( coisa de mãe coruja), que é a razão de nossas vidas.
Em 1988, prestei concurso para Prefeitura de Alvorada, sendo nomeada em 1989. Em 1993, fui nomeada no Estado, tendo sido locada no Colégio Érico Veríssimo, ficando lá até 2002, quando fui cedida para trabalhar junto ao gabinete do Secretário de Adminstração de Alvorada. Tendo em 2005 retornado para sala de aula, pois havíamos saído do governo, pedi transferência para escolas próximas de minha casa, pois nesse período me mudei para Vila Elsa, em Viamão. Hoje trabalho nas Escolas Gentil M. de Godoy e Nísia Floresta, é incrível, mas sempre morei na mesma comunidade em que trabalho, tem vezes que isso é legal, outras nem tanto. Sempre fui muito bocuda, como dizem minhas colegas, por reinvindicar direitos, deveres e obrigações de todos, inclusive de mim mesma. Se não o fosse, talvez hoje não estivesse mais no magistério, pois já vi cada coisa que nem se imagina. Fico impressionada com a evolução da educação, desde o meu início até agora, assim como também fico com o retrocesso que muitas escolas ainda mantém. Adoro o que faço e cada dia é como se fosse o meu primeiro dia, pois sempre há um novo desafio, uma nova dificuldade, uma nova conquista, ainda hoje sinto aquele friozinho na barriga que senti quando entrei pela primeira vez em uma sala de aula. Tenho esperança que o mundo que meu filho enfrentará seja bem melhor do que o que eu enfrentei, pois acho que estamos indo no caminho certo. Hoje estamos tendo oportunidades que não tínhamos há alguns anos atrás, um exemplo claro do que digo é esse processo novo que nós estamos passando. Quem poderia pensar que um dia poderíamos estudar pela internet? Que poderíamos nos relacionar com o mundo dessa forma tão especial e peculiar? Agora, eu só quero ser mais e mais feliz, pois me encontrei como ser humano e cidadã, dentro desta sociedade(profissão) tão marginalizada e esquecida por todos. Estou encantada com a possibilidade de encontrar novos amigos (colegas e professores) e reencontrar os velhos, coisa que nunca aconteceu enquanto estive sentada num banco de faculdade ouvindo coisas que não me interessavam. Estou parando por aqui, pois se já sou falante demais por natureza, imaginem se fico escrevendo, faltará espaço.
A maior parte dos erros dos homens provém mais do facto de eles raciocinarem a partir de falsos princípios do que de raciocinarem mal de acordo com os seus próprios princípios.
(Pierre Nicole)

7 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Ana Claudia, trabalhar na educação como que cada dia fosse o primeiro, é muito importante, principalmente para os alunos.E cada dia buscar ser mais feliz, nos traz um grande crescimento. Aproveito para avisar que, nesse feriadão, se precisares do Pólo abrirá na sexta-feira, dia 13/10/2006, das 08h as 12h. Bjs.Adriana

Alexandra disse...

Ana não entendi como formaremos grupos em escola,ppp,curriculo.

Beatriz disse...

Oi Ana Claudia, que excelência teu teu Blog??Ele está ficando recheado de textos e idéias interessantes. Mas, deixa um espacinho para contar, sobre o teu processo de aprendizagem aqui no curso, tuas descobertas, sucessos, dificuldades ...Não deixa, tb, de trazer a parte mais emotiva que já vi que tens.
Um abração
Bea

Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

LIDIANE disse...

Felicidades pelo dia do Professor!

Cris disse...

Olá colega! Passei para dar uma espiadinha no teu Blog e adorei o que vi. Está lindo, com mensagens interessantes.Adorei conhecer-te um pouco mais. Um beijo enorme!

Adriana Irigaray disse...

Olá Ana, tudo bem? Vejo que não postou mais no teu blog.Também não nos questionou mais. Se precisares de ajuda, apareça por aqui.Bjs.Adriana