08 outubro 2006

Atividade 3 - ECS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Aluna: Ana Cláudia Silveira Del Monego
Atividade: 3 - Pólo - Alvorada

TEXTO: A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora.
Émile Dukheim

1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill, entende que os fatos e fatores indiretos causam influência sobre o homem, e que este interage , ou influencia uns sobre os outros. Já Durkheim, entende que os adultos influenciam sobre as crianças e adolescentes, dando a isso o nome de Educação.
2) Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Ele salienta a posições de Kant, " o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição que ele seja capaz". E de James Mill : "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para seus semelhantes. Para Durkheim, os pontos fracos dessa duas posições são, que o homem não pode dedicar-se somente a um gênero de vida, pois temos diferenças em nossas aptidões, ações e pensamentos; e que a felicidade é algo subjetivo, que cada indivíduo é feliz a seu modo.
3) O que é preciso, de acordo com Durkheim , para definir educação?
Para definir educação, é preciso, pois considerar os sistemas educativos que existem, ou que tenham existido, tomá-los e aprender deles os conceitos comuns, e que os adultos devem interagir sobre as gerações de crianças, adolescentes e indivíduos jovens.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história , constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc... idéias essas que são a base do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico a do pobre, a que conduz a carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar idéias na consciência dos educandos.
5)Segundo o autor, que função "o ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança:1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensáveis a todos os membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. Enfim, a sociedade é que define este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram preparadas ainda para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
O autor conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossas vidas pessoais; o outro é um sentimento de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não só a personalidade, mas o grupo do qual fazemos parte. Seu conjunto forma o social.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para ele, o homem não é humano senão porque vive em sociedade. A sociedade é que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não são nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuais a outros mais elevados. Todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e o sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Boa Noite Ana Claúdia, o texto de Durkeheim é muito complexo, mas penso pelas tuas respostas, que destes conta do recado. Bjs.Adriana.

Carla DDbier disse...

Oi, Ana, dei uma passada pelo teu blog, és bastante detalhista, achei legal. Bjão