04 maio 2010

Reflexão da 3ª semana

3ª Semana de 26/04 à 30/04/2010

Esta semana foi um pouco diferente das outras duas, pois após ter uma boa conversa com os alunos, pudemos observar alguns aspectos que não foram tão produtivos, então baseado nessas nossas observações decidi,os fazer algumas mudanças em nosso planejamento. Alguns alunos não estão levando as aulas tão a sério como deveriam, iso os mais jovens. Falta um pouco de comprometimento com as atividades propostas nas aulas, parece que estão aqui mais para brincar do que para outra coisa. Com isso, percebi que minhas aulas não estão sendo tão atraenes como eu pensava que estavam sendo, ou pelo menos como deveriam ser. Acho que a melhor coisa a fazer é rever meu planejamento, para que possa alcançar os dois tipos de público que tenho em sala de aula, os jovens e os adultos.



Devo levar em consideração a afirmação de Regina Hara: ...Fazemos parte de uma sociedade excludente, que marginaliza a grande maioria pobre, acaba por negar as condições mínimas para a realização da escolarização e, quando isso ocorre, a escolarização é destituída de qualidade necessária. Baseada nessa citação, penso que devo abrir mão de algum planejamento em prol de poder oferecer aos meus alunos uma qualidade melhor no processo de aprendizagem, proporcionando que todos possam aprender de forma a dar continuidade a sua vida escolar., pois sei que a escolarização é o que menos conta par eles na sua sobrevivência. Então cabe a mim fazer a mudança e não querer que eles a façam.



Fazendo referência as colocações da professora Denise, em relação ao tempo de realização da atividade proposta , que seria relativamente grande para conversa com os alunos, coloco que eles possuem uma dinâmica diferente do que muitas vezes esperamos, ás vezes são mais de conversar do que de escrever e demosntram isso com os grandes papos que desenvolvem durante o período de aula.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

E como ficou? O que pensaste Ana? Fiquei com gostinho de quero mais para saber da continuidade do trabalho. Mas foi muito importante pensares sobre teu trabalho, sobre o teu papel no contexto da tua aula. Só isso já é um grande e importante momento de tua semana, sobre o qual pudesses refletir! Bjs, Maura - tutora do SI