24 maio 2010

6ª Semana de 24/05 à 28/05/2010

Como tenho mudado frequentemente meus planejamentos, mudo também a forma com que farei minhas reflexões. Penso em tentar fazer postagens reflexivas diariamente, se conseguir, pois acho que terei as ideias mais frescas , bem como os acontecimentos diários.
Segunda-feira, dia 17/05, eu e minha turma recebemos a visita da minha supervisora, a Professora Denise, que chegou após o horário do intervalo, onde infelizmente, alguns alunos já haviam ido embora. Nessa época do ano, começa a diminuir o número de alunos nas aulas, pois o frio começa a aparecer e eles optam em ir para casa se aquecerem. Mesmo assim, a aula estava bem interessante. Fizemos a brincadeira do Tibicando, ou seja, o verbo tibicar, pois estamos trabalhando com verbos. Esse conteúdo é revisto na T3, pois já foi trabalhado na totalidade anterior. A aula iniciou bem dinâmica, com todos muito empolgados com a brincadeira. O Vilmar, que é um aluno mais velho, se colocou à disposição para ser o primeiro a participar. A brincadeira teve a participação de todos os alunos, bem como a minha e da professora titular da turma, a Sinara, pois ela está sempre presente nas aulas. Após o intervalo, iniciamos a atividade programada para a segunda metade da aula, onde fizemos o jogo da trilha. Este jogo desenvolve as habilidades de concentração na ordem cronológica do dia de um trabalhador, onde só podemos cronometrar usando os verbos. Eles participaram ativamente da atividade, que foi bem produtiva. Os grupos fizeram a exposição oral das suas trilhas e logo a seguir produziram por escrito a trilha do dia, dentro do grupo. Procurei nesse dia desenvolver atividades que pudessem desafiar meus alunos a procurarem respostas no seu cotidiano, como diria Freire, situações problemáticas, desafiadoras, capazes de fazer o indivíduo pensar...Não acredito na educação como o ato de depositar, onde os alunos são depósito e o professor aquele que deposita...Não pode-se aceitar a educação bancária, pois não acredito que possa desumanizar meus alunos, a ponto de não aceitar seu conhecimentos prévios..."
Pensando nessas palavras, sei da condição deles de agentes do seu cotidiano, capazes de pensar e agir de forma a serem considerados cidadãos ativos na sociedade...Como minha turma é muito participativa, não tenho tido maiores problemas em realizar as atividades programadas. Gostaria de lembrar que no decorer da semana recebi três alunas que avançaram da totalidade 2. Elas demonstram ter um bom desenvolvimento e acredito que acompanahram tranquilamente a aula. Logo avançarei dois alunos para a totalidade 4, o Edson e a Helen.
Por ter feito conselho de classe na sexta-feira, tendo aula até as 21horas, necessitei desenvolver o restante da atividade de quinta-feira, na sexta, deixando assim, a tividade de sexta, para a próxima segunda-feira, dia 24/05.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Ana! E repensando a tua prática docente um tempo atrás, percebes mudanças? O que? Bjs, Maura - tutora do SI