02 outubro 2009

Argolinhas

Lendo o email enviado pela Íris, pude rever algumas coisas em relação ao que tenho produzido durante o semestre. Vi que embora tenha feito das tripas o coração para conseguir estar com tudo em dia, de nada tem adiantado. Tenho tentado produzir o máximo que posso: ler muito, postar as atividades em dia, participar dos foruns e refazer as atividades que deixam a desejar. Ao ver as tais argolinhas no material da Íris, percebi que todo o meu esforço parece ter sido em vão. Acho que nunca vou conseguir dar tudo o que puder, sem no final perceber que ainda poderia ter dado mais. às vezes penso em largar tudo e voltar a minha vidinha de antes, mas também penso que já passei por cada pedaço para chegar a té aqui... Acho que este curso está abrindo demais os meus olhos e não gosto muito disso, pois eu sofro demais em perceber isso. Eu queria tanto poder voltar atrás e ser a mesma professora de antes, que não se preocupava muito com as coisas e que não percebia que só poderia mudar alguma coisa com a minha mudança de comportamento. Acho que era mais feliz... Vejo alguns colegas nas escolas que são tão felizes por não se preocuparem com nada. \por que eu fui me meter nessa história de UFRGS?
Agora vem o Nestor falar em Diário de Classe, como se eu não soubesse o que é um diário de classe. Quando tivemos aula resencial com o Nestor, eu comentei com algumas colegas que tinha o diário, realmente, aquele feito em um caderno com as atividades diárias dos alunos, as observações e recomendações sobre as aulas. Elas riram muito e disseram que eu era tri atrasada, que isso não se usava mais. Eu vim para casa decidida aabolir o mesmo, mas não consegui, pois todos os anos, durante vinte anos eu faço o meu diário. Cada ano escolho um caderno mais bonito e mais atraente para fazer o meu diário. Penso sempre no que vai chamar mais a atenção dos alunos. Será que estou louca, e o diário virou caderno de chamada nos últimos anos e, eu fui a única que não percebeu? Não quero mais mudar. Quero voltar a ser eu mesma!

2 comentários:

Simone disse...

Ana Claudia nem sempre conseguimos dar conta de tudo o que temos que fazer, da melhor forma possível. Mudar, crescer, assumir compromissos e responsabilidades não é fácil, pois temos que abrir mão de algumas coisas para ganhar outras. Podes ter certeza de que tu e teus alunos estão ganhando muito com a tua formação e que no dia da tua formatura na UFRGS vais confirmar como valeu a pena o teu esforço.
Um grande abraço, Simone - Tutora sede

Beatriz disse...

Ana querida, sinto te dizer, mas não podes mais voltar atrás!! Tu já mudastes!! :-))Tu já destes conta de que como era não estava bom nem para eles nem para ti. Fico feliz que faças um diário e que a cada ano tentes melhorá-lo. Que tal, trocar o caderno pelo blog? Não seria mais fácil? Podes até abrir um blog: meu diário de 2009 e ali planejar e contar o que fazes e o que os alunos produzem. Com certeza, já tens argolinhas mas anda com dificuldades de socializá-las. Por isso, parece que não tens.
Vamos em frente companheira.
Um abração
Bea