04 setembro 2009


O APAIXONADO




Na última quarta-feira tive a portunidade de experimentar duas sensações completamente diferentes, uma me agradou muito e, certamente não fará muita diferença para mais ningúem, além de mim. A outra, não me agradou nada e, certamente poderá causar algum desconforto,tanto para mim, quanto para outras pessoas. No entanto, vou me dar a luxo de colocar aqui somente a que me deixou mais apaixonada pelo que faço. Sou Educadora. Depois de um dia muito cansativo, de me preocupar com meu pai, com meu filho, com meu marido e principalmete, com meus alunos, fui para uma aula presencial, que seria mais uma preocupaão para mim, pois com certeza sairia de lá sem entender absolutamente nada. Foi então que dei de cara com um "velho, um senhor,um professor, um mestre, um apaixonado". Apaixonado Helvécio. Que nome estranho! Que figura estranha! Que velho louco!Que louco apaixonado!Me senti a aluna mais privilegiada do mundo, pois estava diante de um grande apaixonado pelo que faz, e que passa essa paixão aos seus alunos. Diante "daquilo", daquele ser estranho, parei para pensar o porque eu não tinha aquele T todo. Como pode este Helvécio dar aula há tanto tempo e ainda ter tanta ilusão com o que faz? E, como posso eu, com a metade do tempo de serviço dele, já ter perdido completamente as esperanças em relação à educação? Não seria eu extremamente egoísta ao ponto de achar que as esperanças acabaram? Que não tem mais solução? Foi então que percebi: a esperança e a ilusão estão dentro de mim e, que só eu posso resgatar este sonho e este T. Ao ver o Helvécio lembrei de um colega muito querido, muito amigo que esteve comigo durante muitos anos de minha vida, desde sua vinda para cá. Infelizmente, ele perdeu esta paixão e este amor pela educação. Jogou todos os sonhos fora, na lata do lixo. Queria eu, poder hoje lhe dizer "Amigo, ainda existe eperança na educação e no sonho, não desista.Eu vi isto nos olhos daquele velho.Vi nos olhos dele o mesmo que via nos teus." Vi o mesmo que vi em ti quando te trouxe comigo para o Seja e, infelizmente, lá vi tu perderes.


Vi o APAIXONADO!


Quero ser ele e continuar apaixonada.


Quero passar isto aos meus alunos.


Quero voltar a me apaixonar.


Quero ser o velho APAIXONADO.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ana!

Realmente!O prof. Helvécio é um espetaculo!!!!Foi meu prof há uns tempos atrás...Que assim como te entusiasmou, tu possas levar adiante este sentimento!!!!

um grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Ana, por que parastes de postar? Fiquei frustrada em chegar aqui e me ver no dia 04/09? Como me deves post!!! Vamos atualizar o blog? Um abração
Bea