30 agosto 2009

Linguagem/ SEJA

Na última quarta - feira, não fui à aula presencial, pois tínhamos reunião na escola para tratarmos alguns assuntos que há tempos vem nos incomodando, dentre eles está a mudança no perfil do aluno do SEJA ( Serviço de Educação de Jovens e Adultos). Há cerca de doze anos atrás, quando o serviço foi implantado no município de Alvorada, tínhamos basicamente alunos trabalhadores, hoje esta realidade teve uma mudança bem acentuada. Hoje nossos alunos são basicamente os jovens "problemas", oriundos do dia. Isto fez com que nossa trabalho também sofresse alteração, pois este perfil de aluno é bem diferente do que tínhamos quando iniciamos. Com esta mudança e com a mudança da Secretaria de Educação, fez com que nosso trabalho, aparentemente, ficasse parado, pois não temos proposta pedagógica determinada pela atual secretaria, o que tínhamos na administração anterior e, muito menos interesse por parte dos alunos. Com o intuito de podermos rever alguns de nossos conceitos, em minha escola, estamos desde o ano passado tentando nos aos novos alunos. Então buscamos novas propostas para tentarmos entender nosso aluno de hoje. Dentre nossas buscas estão focadas as novas formas de linguagens que podemos estabelecer com eles e, para isto na última quarta, assistimos à um documentário de Celso Antunes, que mostra as diferentes linguagens que podem ser usadas por nós educadores para alcannçarmos os alunos. O comentário feito por ele neste documentário que mais me chamou a atenção foi referente a uma professora chamada Yoko, onde ela coloca aos alunos que expressem suas férias, dando à eles várias de propostas de fazerem isto como com desenhos, com mímicas, com palavras, com textos e também através de música. Assim, tivemos a oportunidade de perceber que na realidade, nós professores ,que precisamos nos adequar ao perfil de alunos que temos, no entanto, não podemos esquecer do que pretendemos com nossos alunos, que sejam cidadãos de verdade, capazes de serem sujeitos atuantes e modificadores da sociedade em que estão inseridos.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ana!!!
Farei o acompanhamento do teu blog, ok?
Procure realizar 1 postagem por semana, no mínimo. Tornando as postagens como uma rotina semanal, terás uma ótima possibilidade para refletir ao final de cada semestre.
Aguardarei tuas postagens! :)
bjus,
Vanessa

Beatriz disse...

Oi Ana, realmente o público EJA das escolas mudou e, como sempre, a escola pública não consegue se atualizar para mudanças. Gostei da idéia de expressão em todos os tipos de linguagem. Como tu destes uma entradinha, imagino que tu pensa como eu: não dá para ficar só nisso. O mundo caminha pela linguagem escrita, pelo conhecimento das ciências, das artes e das técnicas. Quem esquecer disso, fatalmente pouco ajudará o cidadão.
Um abraço
Bea