11 maio 2008


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

PLANO DE ESTUDO INDIVIDUAL

Atualmente estou inserida, através da Secretaria Estadual de Educação no Projeto Piloto de pós- alfabetização, que está sendo ministrado pelo GEEMPA. Para mim é um grande desafio, pois tenho capacitação pela mesma entidade para trabalhar com a Proposta Construtivista, através da Vanguardas Pedagógicas de 95/96/97.

Sempre gostei de trabalhar com alfabetização através desta proposta, hoje descobriu-se uma variação na avaliação dos níveis psicogenéticos, e preciso me capacitar para entender estas novidades.

Este é o grande desafio deste ano. Capacitar-me, e estar preparada para ajudar meus alunos na caminhada rumo à escrita.

PROJETO:

  • Capacitação para o ensino fundamental de 9 anos

  • Capacitação de professores para trabalhar com Pós -Alfabetização (2º Ano)

OBJETIVO:

Melhorar minha capacidade de trabalho com alunos de 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

RECURSOS/ ESTRATÉGIAS:

Participando de cursos, seminários, palestras e painéis de discussão sobre o assunto. As capacitações serão oferecidas pelo Governo do Estado e ministradas pelo GEEMPA.Os encontros serão no intuito de aprendermos a confeccionar jogos e criar atividades para alunos alfabetizados, bem como para aprender a usar os jogos feitos por nós; aprender a aplicar as testagens nos alunos e verificar em que níveis psicogenéticos os mesmos se encontram.

Após os encontros aplicaremos o que foi aprendido em sala de aula com nossos alunos e faremos o registro diário de cada atividade realizada, estes registros servirão de embasamento para um próximo encontro, bem como, serão discutidos nele.

PRAZOS:

As atividades de capacitação vão ocorrer ao longo deste ano letivo e serão distribuídas da seguinte maneira: Três encontros para cursos, com duração de quarenta horas cada um. Encontros quinzenais com os professores das Escolas de Viamão que possuem turmas do Projeto Piloto de alfabetização. encontros mensais na 28ª CRE, em Gravataí. As demais atividades, como palestras, painéis e seminários vão acontecer conforme necessidade do grupo de professores.

Destaco que meu projeto individual encerrar-se-á a cada três meses, quando nos encontraremos para as discussões que destaquei a cima. Sendo assim, a cada início de trimestre começa uma nova etapa e, portanto um novo desfio com as turmas, onde nos prepararemos para as próximas etapas.

EVIDÊNCIAS:

Registrar diariamente as atividades trabalhadas com os alunos, bem como as testagens, e demais recursos utilizados em sala de aula, como jogos e formação de grupos aulicos, através de fotos e materiais escritos, tais como as testagens individuais de cada criança.

Ao realizarmos os encontros, o material será disponibilizado para o grande grupo que fará a análise do mesmo e juntos verificaremos o que fizemos certo e o que ainda precisa ser aprimorado, bem como serão feitos relatos das atividades que tiveram mais e menos facilidade de serem aplicadas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do nosso desempenho será verificada ao final de cada trimestre, onde poderemos constatar a evolução das turmas do Projeto Piloto, e poderá ser constatado sucesso do aperfeiçoamento com a total aprovação dos alunos , onde todos estarão prontos para uma próxima etapa.Etapa esta que virá no trimestre seguinte.

OBSERVAÇÃO

Abaixo disponibilizarei modelo de tabela, onde os alunos serão avaliados e classificados nos níveis psicogenéticos. Ao final do ano letivo, todos os alunos deverão estar no nível alfabetizado 4, ou seja, todos deverão ser capazes de ler, interpretar e escrever corretamente, bem como conhecer e realizar as operações de adição com transporte, subtração com retorno, multiplicações e divisões simples.

Se este propósito for alcançado, terei obtido êxito em meu desafio para 2008.

Alfabetizado 1 Alfabetizado2 Alfabetizado 3 Alfabetizado 4






Testagem Modelo realizada com 1º Ano


Abaixo descrevo a testagem que deverá ser avaliada no decorrer do ano letivo, e levada para os encontros para avaliação do grupo de professores que participam da capacitação.

No 2º Ano os alunos são testados individualmente. Para esta testagem a professora lê um texto para o aluno, após faz um ditado de dez palavras e uma frase que apareçam no texto, em seguida a criança deverá capaz escrever o texto que ouviu, ou criar um que seja semelhante a ele.

Nenhum comentário: