19 abril 2008


O QUE ERA UMA TORTURA? (Perguntado por Íris)

Querida professora Íris.
Quando coloco o que antes para mim era uma tortura e hoje passou a ser prazeroso, estou me referindo a contação de histórias para meus alunos, pois quando fiz esta colocação falei sobre a sugestão da colega Aline sobre a Sacola da Leitura. Mas antes de fazer esta colocação, em meu Portfólio 2007, relatei algumas experiências que foram de muita importância em meu aprendizado no decorrer do semestre passado, como no caso da disciplina de Contação de Histórias. Com ela aprendi a ir atrás de novas técnicas de trabalhar histórias infantis, como no caso em que passei a ter o hábito, com meus alunos, de levarem os livros para casa e de solicitar a participação de pais, avós, vizinhos e outros parentes do mesmo nesta empreitada da leitura, o que foi de muita valia para eles e para mim mesma. Antes, contar as histórias infantis para meus alunos era algo que me cansava e achava muito chato, hoje uso algumas técnicas, como citadas anteriormente, que me causam um certo prazer, em realizar esta atividade.
Quanto ao fato de não ter entendido a atividade solicitada, que posteriormente me foi colocada pela tutora, não estava me referindo a não ter havido explicações em relação a mesma, mas ao fato de "eu" não ter entendido, e acho que deixei isto bem claro nas minhas colocações, ou não? Outra colocação feita foi em relação ao prazo para a realização da mesma, pois eu me confundi com as datas, e logo me justifiquei de tal confusão, e a atividade foi, sim, postada na data prevista e não após o prazo como coloquei, e como foi registrada na planilha.
Espero que tenha esclarecido o que me propus esclarecer no inicio desta postagem , bem como espero que fique satisfeita com tal esclarecimento. Espero que continuemos a nos comunicar.
Um grande abraço,



Um comentário:

Iris disse...

Ana Cláudia, querida

Esclareceste o que perguntei, sim. A pergunta não necessitava de uma postagem para a resposta, mas agradeço muito a consideração.
Fico feliz em saber que a "contação" já não é considerada uma atividade desagradável posto que, muitas vezes, os alunos das escolas públicas só contam (sem trocadilhos) com seus professores, para vivenciarem este tipo de experiência.
Vamos seguir nos comunicando, com certeza.
Abra@os, Iris