Esta é a primeira postagem oficial de uma atividade do semestre que realizo em meu blog. Não estava muito empolgada com as atividades que nos foram propostas até agora, portanto estava um tanto arredeia com tudo e também tem todo o problema que estou enfrentando com o meu PC, que me custou uma boa grana para arrumar e não ficou era o esperado. Portanto, estou com tudo atrasado e um tanto incompleto.
No entanto fiquei muito ansiosa para realizar a atividade do mosaico, o que me fez parar para pensar em algumas coisas referentes ao tipo de metodologia que utilizo ao trabalhar determinados assuntos com meus alunos. Nunca havia me dado por conta da forma com que trabalhar as questões étnicos raciais em sala de aula. Realmente me vi numa saia bem justa. O que fazer? Não sei se o que fiz foi da dorma mais correta, mas acho que consegui ver e rever alguns conceitos com m inhas crianças. Primeiro, pedi que eles conversassem em casa com seus pais sobre a origem de suas famílias, e relatassem em seus cadernos o que surgiu dessa conversa, o que foi discutido em sala de aula com os demais colegas. Tiveram uma boa discussão de onde vinham suas famílias. Muitos concluíram que vinham de países da Europa, como Portugal, Alemanha, Itália entre outros. De uma forma geral, muito poucos tinham antescedentes vindo de outros lugares. Com a atividade podemos encontrar no mapa mundi estes países, até que um dos alunos falou: "Pro, meu pai disse que toda a humanidade teve seu berço na África, é verdade? " Foi aí que iniciou-se outras discussões, pois este aluno é de origem italiana e ele não acreditava na história do pai, que lhe contou que seu tataravô era negro, vindo da África. "Como eu posso ser branco se o antecedente de meu pai era da África e bem preto? Porque eu sou de raça diferente?" Então outro colega, que é um baita avião disse: " Fulano, quem tem raça diferente é bicho, a gente é gente e, gente é tudo da mesma raça, a raça de pessoas." O papo foi bem longe. A partir de todos estews fatos discutidos e levantados lhes expliquei que realizaríamos uma atividade chamada mosaico, e que recortariam fotos de pessoas de revistas e colaríamos em uma cartolina, conforme a divisão de grupos, e foi o que fizemos. Mas o tal menino que é um avião chegou na sala no outro dia e disse. " Pro, nem sabe! A gente fez tudo errado, pois mosaico temque ser um desenho onde a gente cola pedacinhos de alguma coisa para enfeitar este desenho." Foi aí que decidimos fazer alguns desenhos e apartir deles criar nossos mosaicos. Ficaram muito bons e além do mais fizemos discussões bem significativas sobre o assunto. Esta turma é muito boa, pois faz parte do Projeto Piloto de alfdabetização de nove anos e eles tem uma vriticidade muito bem trabalhada desde o primeiro ano, pois hoje estão no terceiro. Acho que fiquei realizada com aatividade, embora não tenha certeza se a realizei da forma mais correta. As fotos dos alunos serão colocadas em um slide para apreciação de todos.
Um comentário:
Olá, Ana Cláudia
Contaste o milagre, mas não o santo? Que atividades propostas não te empolgaram? Por que estavas arredia?
Penso que a falta de empolgação e o "sentir-se arredia" são dignos de postagens. Falar sobre isso pode te ajudar a entender o que exatamente te incomoda e também nos dá um retorno acerca do solicitado e possibilita discutirmos isso contigo.
Pensa nisso.
Abra@os, Iris
Postar um comentário