20 maio 2007

ALFABETIZAR
PARA MUITOS, ALFABETIZAR É ENSINAR CRIANÇAS A LER E ESCREVER. NÃO A VÊEM COMO UM PROCESSO DE TROCA ENTRE INDIVÍDUOS, EXPLORAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS E DAS INFORMAÇÕES QUE LHES SÃO MOSTRADAS DIARIAMNETE. PARA MINHA DECEPÇÃO, AINDA VEJO PROFESSORES QUE PENSAM QUE A ALFABETIZAÇÃO SE DÁ SOMENTE NA PRIMEIRA SÉRIE, E QUE OS ALUNOS LÁ DEVEM ASSIMILAR TUDO O QUE LHE FOR MOSTRADO, NÃO PERCEBEM QUE A MESMA SE DÁ DE FORMAS DIFERENTES, POIS OS INDIVÍDUOS SÃO DIFERENTES. PERCEBO ESSA DIFERENÇA EM NÓS EDUCADORES, QUE TEMOS INFORMAÇÕES DIÁRIAS SOBRE O ASSUNTO ,HÁ ANOS, E AINDA ESTAMOS CONDICIONADOS À MÉTODOS TRADICIONAIS E INEFICAZES. AGORA, MAIS DO QUE ANTES, PERCEBO QUE REALMENTE CADA UM TEM SEU TEMPO CERTO PARA APRENDER, E ALGUNS LEVAM MUITOS E MUITOS ANOS...NÃO POR FALTA DE INFORMAÇÕES, MAS POR ACOMODAÇÃO E POR MEDO DO NOVO, QUE MUITAS VEZES É MAIS DIFICIL E PODE DAR MUITO TRABALHO.

4 comentários:

Cris Noschang disse...

Oi Ana!
A vida é feita de escolhas...
Obrigada pelo apoio e mensagem de carinho!
Sucesso!
beijos da Cris

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Cláudia! Concordo plenamente contigo... cada um tem o seu ritmo e é difícil as pessoas tolerarem isso: exigem do aluno determinada aprendizagem, sem levar em conta os antigos aprendizados, a experiência do aluno, o motivo pelo qual têm certas dificuldades e muitas vezes não fortalecem os outros aspectos que o aluno tem de interessante. O não entendimento sobre estas questões gera frustração tanto ao aluno que quer aprender quanto aos professores que pretendem ensinar. Um abração, Anice.

Adriana Irigaray disse...

Alfabetizar é ir além de ensinar a ler e escrever,é uma construção diária,onde cada indivíduo tem seu tempo, para isso precisamos respeitá-los.
Uma boa semana!
Bjs..
Adriana