12 junho 2009

O HOLOCAUSTO
O holocausto, que significa o extermínio de dezenas de pessoas na Europa nazista, nunca mais se repetirá, é uma loucura. Para ele, sendo a sociedade dividida em grupos, pode facilitar a ocorrência de episódios semelhantes, pois estes grupos podem desenvolver um senso de superioridade aos demais, como ele próprio afirma. Percebemos estes episódios principalmente entre os mais jovens que se agrupam para içarem aquém das regras ditadas pela sociedade, regras de convívio e de respeito com os outros e com si próprios
Em seu texto, “Educação após Auschwitz”, Adorno nos passa a idéia de que cabe a escola se opor às barbáries que ocorreram e que poderão ocorrer novamente, pois cabe a ela desenvolver em nossos jovens o senso crítico, o tornando capaz de tomar suas próprias decisões, e não permitir que suas atitudes sejam direcionadas por outras pessoas que não ele próprio, tendo a ele autonomia sobre suas decisões e ações. Somente através da educação poderemos evitar que episódios como o de Auschwitz, se repita.
Percebo que, embora nossos jovens procurem grupos para se relacionarem, eles são muito sós, e precisam muitas vezes se virar sozinhos, pois muitas famílias não participam de suas vidas. Esta ausência familiar gera a falta de valores que muitas vezes causam o tal abandono de nossos jovens. A escola tem um papel fundamental nesse processo, principalmente no que se refere à consciência dos mecanismos que podem levar uma criança ao se tornar adulto um representante da barbárie.

Nenhum comentário: