Reflexão da 4ª Semana
4ª Semana de 03/05 à 07/05/2010Na semana que passou consegui ficar um pouco mais tranquila em relação as propostas feitas aos alunos. Conseguimos realizar praticamente todas elas. Os alunos gostaram muito da atividade feita através do texto João oito ou oitenta. Através dessa tividade, fizemos a discussão sobre a origem dos seus nomes , e foi o que mais envolveu na segunda-feira. Alguns colocaram que nunca haviam pensado sobre de onde haviam saídos seus nomes., ou o porque de seus pais terem os escolhido. Conversamos sobre a importância de ter um nome, que é através dele que as pessoas são identificadas dentro da sociedade. Que o nome é essencial para as pessoas serem cidadãos, ou seja, fazer documentos, abrir conta bancária, adquirir bens, participar de associações, ter acesso aos serviços públicos e privados. Falamos tambésm ,sobre as partes que compõem os nomes, ou seja, prenome( nome próprio) e sobre nome ( nome da família). Identificaram de qual dos pais haviam herdado cada parte de seu sobrenome.
Na terça-feira, fiz a inversão das atividades propostas. Os alunos trabalharam individualmente, no primeiro momento, com a montagem de listas com o que pode e o que não pode ser comprado com o dinheiro. Logo passamos para a presentação no grande grupo, então surgiu uma discussão bem boa sobre o que valia o dinheiro. Isso fez com que a tividade ficasse um pouico prolongada. Aí, surgiu a discussão sobre o salário mínimo e como consegurem sobreviver com ele. Falaram sobre suas atividades profissionais, bem como gastos que tem no decorrer do mês. Fizemos uma lista com as profissões que exercem os alunos, então puderam perceber que tem diferença salarial de uma ocupação para outra. Dentre as ocupações citadas, viram que quem trabalha fazendo faxina, ganha mais do que os outros. Usamos a própria conversa para realizarmos a segunda parte dessa aula.
Colocamos na pauta o valor do transporte coletivo e inclusive conversamos sobre a retirada do ônibus que aternde a nossa região. Dentro dessa discussão, falou-se também do descaso do poder público em atender as comunidades mais afastadas do centro da cidade, ou seja, as que ficam mais na periferia, como é o nosso caso, pois nossa escola tende os alunos vindo da própria Tijuca e principalmente os alunos do SEJA, quer vem do Bairro Umbu e do Sítio dos Açudes.
Na quinta -feira não pudemos realizar as postagens no blog, pois ficamos sem internet no Ambiente Informatizado. Então demos continuidade ao trabalho iniciado na terça, onde falávamos sobre o custo de vida e realizamos a montagem de uma cesta básica e com o preço dos produtos que a compõem. Chegaram a conclusão que os mercados que abastecem nossa comunidade possuem preços bem diferentes para o mesmo produto. Ou seja, que compra no Mercado Oliveira gasta menos na cesta básica do que os que compram no Super G. que fica na esquina de casa, pois alí, muitos compram no caderno. Sai mais carop, pois pagam somente quando recebem seus salários e os comerciantes cobram o que melhor lhes convém.
Quase na metade do segundo horário, fomos convidados ajudarmos a confeccionar as flores para a decoração da festa para as mães, que aconteceu no sábado.
Na sexta-feria as atividades decorreram conforme o programado, ou seja, realizamos atividades matemáticas com encartes de jornais na primeira parte da aula. Contas envolvendo as quatro operações baseadas nos preços dos alimentos contidos nos encartes. Adoraram realizar a segunda parte da aula, que envolvia montagem de figuras mediante desenhos geométricos preestabelidos.
Acho que foi uma semana mais tranquila, em relação as que antecederam. Não fiquei tão preocupada em não conseguir fazer tudo que foi proposto. Os alunos estavam mais abertos nessa semana. Parece que eu estava deixando as coisas mais complicadas do que pareciam.
Procurei atender mais as necessidades em relação ao cotidiano deles, pois consegui chegar mais perto de suas espectativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário