Colegas, infelizmente não tive tempo antes de fazer qualquer comentário referente ao projeto Contação de Histórias, desenvolvido pela interdisciplina de Literatura Infantil, mas agora este tempinho apareceu e para mim é de extrema importância poder fazê-lo. Primeiro gostaria de destacar a importância que esta interdisciplina tem em meu dia-a-dia escolar, com ela e com as reflexões realizadas a partir de suas dicas, pude mudar minha prática de contação de histórias para meus alunos. Antes, para mim, contar histórias era algo enfadonho, que me dava muita preguiça e muitos bocejos. Achava um verdadeiro saco contar historinhas, pois eu as lia para as crianças e elas nem prestavam atenção ao que eu estava contando, pois realizava esta prática sempre da mesma forma. Após começar as leituras desta interdisciplina, procurei contá-las de uma forma mais dinâmica e isto mudou, e muito, minhas aulas de literatura com os alunos. Como trabalhamos em grupos, cada um escolhe o livro que levará para casa e terá uma semana para organizar a contação da próxima semana. Com esta prática são envolvidos além das crianças os seus familiares, como pais, irmãos, tios(as), avós e alguns vizinhos. Durante esta semana eles preparam formas bem criativas para o próximo evento e quem conta as historinhas são eles mesmo. Tem saído coisas incríveis! E o mais incrível é que os alunos que tiveram dificuldades de alfabetização também participam com o maior entusiasmo destas atividades.
Gostaria também de colocar da importância da atividade da última aula presencial desta interdisciplina, pois nos deu uma possibilidade de trabalharmos com colegas que até então pouco tínhamos contatos, como o caso das colegas Sueli, Kathia, Bárbara e Rosane, pois temos um grupo muito próximo que procura realizar sempre juntas as atividades, pois moramos com mais proximidade umas das outras. Nosso contato foi muito representativo e mostrou o sucesso do trabalho realizado, pois estávamos realmente contando a história de Muçá-Muçá para crianças naquela aula. Também quero agradecer a presença das crianças realmente, que estavam lá, pois elas foram de uma dinamicidade maravilhosa e uma participação incrível na hora da contação, como no caso da filha da colegas que apresentou Menina bonita do laço de fita, e do meu filho.
Este tipo de atividade nos dá muito trabalho, mas com certeza é um esforço com um retorno muito grande.
Por fim, quero agradece a professora Suyan e a todas as tutoras por nos terem proporcionado esta atividade tão gratificante, que representou muito em minha vida pessoal, com a aproximação de outras colegas, e, principalmente, uma mudança em minha vida profissional.
Infelizmente, não pude colocar fotos, pois minha câmera deu pane bem na hora das apresentações.
2 comentários:
Oí, Ana Claudia sem dúvida alguma, tivemos um verdadeiro espetáculo, na aula de Literatura. Todos vocês estão de parabéns, mas o presente, é dos alunos.Segundo teu relato, estes sim, ganharam uma nova prática em sala de aula,cujo o envolvimento,a dedicação,e a gratificação, é de todos.
Bjs.....
Postar um comentário